:: Spa da Beta ::

Dieta da proteína prejudica a memória, diz estudo

Publicado por: Beta em: Dezembro 15, 2008

A dieta das proteínas pode prejudicar a memória. Uma pesquisa sugere que a falta de carboidratos interfere no funcionamento do cérebro mesmo em pouco tempo. Após uma semana seguindo a dieta que restringe radicalmente os carboidratos, os seguidores do regime submetidos a testes de memória tiveram resultados piores do que pessoas que também estavam de dieta, mas não retiraram pães, massas e frutas do cardápio.
O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores de psicologia cognitiva da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Eles observaram 19 mulheres com idades entre 22 e 55 anos, que seguiam uma dieta semelhante a de Atkins ou a dieta de baixa caloria recomendada pela Associação Americana de Dietética (ADA, na sigla em inglês), que inclui muitas frutas, legumes e grãos integrais. As voluntárias foram submetidas a testes de memória e atenção antes de iniciarem a dieta, e mais tarde com uma, duas e três semanas seguindo o regime escolhido. Logo na primeira semana em que os carboidratos foram cortados as mulheres apresentaram resultados piores nos testes: os tempos de reação às perguntas eram maiores e a memória visual
e espacial também era pior em comparação com a daquelas que seguiam a dieta recomendada pela ADA. Os resultados melhoraram quando os carboidratos foram reintroduzidos na dieta.
A hipótese levantada pelos pesquisadores é de que os carboidratos são uma espécie de combustível mais eficiente do que as proteínas. Isso porque os carboidratos, quando digeridos, são transformados em glicose e as proteínas, em glicogênio, cuja estrutura é mais complexa.

Fonte: O Globo

4 Respostas para "Dieta da proteína prejudica a memória, diz estudo"

Não é essa a dieta que a Preta Gil vive fazendo? Hummm, tá explicado porque ela é assim! O.o hehehe =)

Dieta boa é a dieta da sopa eauhhueahueahueahu

O que estiver dando sopa você come :P

Deixe uma resposta